SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Clima Familiar e os problemas emocionais e comportamentais na infânciaExpressão de esperança em adolescentes em situação de acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GODOY, Daniela Bueno de Oliveira Américo de  e  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Voz e alteridade: um contraponto entre psicanálise e psicologias dialógicas. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 62-75. ISSN 1677-2970.

Este artigo apresenta e esquematiza um possível debate sobre a voz. Consideram-se contribuições psicanalíticas e construções produzidas por abordagens dialógicas em psicologia. Por meio da análise de textos considerados pioneiros em seus respectivos campos teóricos, destacam-se as confluências e divergências em relação ao endereçamento e à materialidade, eixos analíticos próprios a essas perspectivas. Em ambas a voz institui a subjetividade pela relação com o outro. Para a psicanálise essa questão amplia-se como consequência da articulação do apelo ao outro. Mediante a linguagem, a voz inscreve o sujeito no Outro e se atualiza como corpo. Irredutível à emissão vocal, a voz equivale a uma estrutura que pode apoiar-se em muitas experiências estéticas e sensoriais. Ao situar a voz no espaço topológico, a psicanálise lacaniana resolve aparentes paradoxos como o relativo à interioridade versus exterioridade.

Palavras-chave : voz; self dialógico; psicanálise lacaniana; topologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License