SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Voice and otherness: a counterpoint between psychoanalysis and dialogic psychologiesCommunicating bad news in a general hospital: patient's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

PALUDO, Simone dos Santos; MAZZOLENI, Martina  and  SILVA, Ana Paula Cardoso da. Expressão de esperança em adolescentes em situação de acolhimento institucional. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 76-89. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi mensurar a expressão de esperança disposicional em adolescentes em situação de acolhimento institucional. Participaram 25 adolescentes acolhidos, com idades entre 12 e 18 anos. Para mensurar a esperança foi aplicada a Escala de Esperança Disposicional. Os resultados revelaram uma média esperança disposicional de 29,44, sugerindo que o afastamento familiar e a vida no acolhimento institucional não impedem a expressão de esperança. Manter a esperança em um futuro melhor pode estimular uma visão para além dos infortúnios e das adversidades presentes nas histórias dos adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Keywords : esperança; acolhimento institucional; psicologia positiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License