SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Voz e alteridade: um contraponto entre psicanálise e psicologias dialógicasComunicando más notícias em um hospital geral: a perspectiva do paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PALUDO, Simone dos Santos; MAZZOLENI, Martina  e  SILVA, Ana Paula Cardoso da. Expressão de esperança em adolescentes em situação de acolhimento institucional. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 76-89. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi mensurar a expressão de esperança disposicional em adolescentes em situação de acolhimento institucional. Participaram 25 adolescentes acolhidos, com idades entre 12 e 18 anos. Para mensurar a esperança foi aplicada a Escala de Esperança Disposicional. Os resultados revelaram uma média esperança disposicional de 29,44, sugerindo que o afastamento familiar e a vida no acolhimento institucional não impedem a expressão de esperança. Manter a esperança em um futuro melhor pode estimular uma visão para além dos infortúnios e das adversidades presentes nas histórias dos adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Palavras-chave : esperança; acolhimento institucional; psicologia positiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License