SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Expressão de esperança em adolescentes em situação de acolhimento institucionalAutoconceito e práticas contraceptivas e sexuais em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de; GARCIA, Juliana Tomé; SANTOS, Lucas Lotério dos  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Comunicando más notícias em um hospital geral: a perspectiva do paciente. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 90-102. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi compreender o modo como os pacientes recebem o diagnóstico de uma doença potencialmente fatal. A amostra foi composta por 17 pacientes de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada, centrado no momento do diagnóstico. Os resultados foram analisados qualitativamente. Emergiram três categorias: o não-dito, palavras que assustam, informações que acalmam. Conclui-se que receber uma má notícia, no contexto investigado, suscita elevada carga de ansiedade, porém, a forma como é transmitida a informação, a capacidade de acolhimento e a disponibilidade afetiva do profissional responsável pela comunicação são fatores que contribuem para minimizar ou acentuar as reações emocionais do paciente. O profissional deve estar capacitado tecnicamente para desempenhar essa tarefa, considerando o quanto ela pode ser determinante para o enfrentamento do paciente e sua adesão ao tratamento.

Palavras-chave : comunicação; diagnóstico; formação dos profissionais de saúde; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License