SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Comunicando más notícias em um hospital geral: a perspectiva do pacienteAproximações entre luto e adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

DELATORRE, Marina Zanella; DURGANTE, Helen Bedinoto  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Autoconceito e práticas contraceptivas e sexuais em estudantes universitários. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.1, pp. 103-128. ISSN 1677-2970.

Buscou-se investigar se as dimensões do autoconceito diferem de acordo com as práticas contraceptivas e sexuais de jovens universitários. Participaram 295 universitários, que responderam a um questionário sobre dados sociodemográficos, conhecimentos e práticas contraceptivas e à Escala Fatorial de Autoconceito. Houve diferenças na dimensão ético-moral de acordo com o uso de contraceptivos, e nas dimensões atitude social, segurança e somático de acordo com a utilização do preservativo. As dimensões ético-moral e autocontrole apresentaram diferenças entre os jovens que relataram conversar com o parceiro, enquanto que a receptividade social diferiu de acordo com a idade da iniciação sexual. Conclui-se que o reforço de valores ético-morais e o desenvolvimento de habilidades interpessoais podem ser importantes para a adesão à contracepção entre jovens.

Palavras-chave : contracepção; comportamento sexual; autoconceito; jovens universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License