SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Grupos dinámicos con niños y los efectos terapéuticos del juego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

MARTINS, Luciênia Libania Pinheiro; COIMBRA, Susana; FONTAINE, Anne Marie  y  BARRERA, Sylvia Domingos. Preditores de autoeficácia acadêmica em jovens portugueses e brasileiros cursando ensino profissional. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 6-22. ISSN 1677-2970.

Neste estudo, são explorados os preditores de autoeficácia acadêmica em estudantes do ensino profissional em Portugal e no Brasil, considerando como possíveis preditores variáveis sociodemográficas, de proteção externa e interna. Participaram do estudo 2783 estudantes, com médias de idades de 17,02 (Portugal) e 17,96 anos (Brasil), os quais responderam a questionários de autorrelato concernentes às variáveis estudadas. Através de análises de regressão foram observadas diferenças interculturais: variáveis relativas à proteção externa, como suporte geral e dos professores, desempenham papel mais importante na predição da autoeficácia dos jovens portugueses, enquanto recursos internos foram preditores mais importantes da autoeficácia no caso dos jovens brasileiros, nomeadamente a autoeficácia para os papéis de adulto e a percepção de capacidades e dificuldades.

Palabras clave : autoeficácia acadêmica; ensino profissional; juventude.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License