SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Preditores de autoeficácia acadêmica em jovens portugueses e brasileiros cursando ensino profissionalAutoeficácia acadêmica e seus preditores ao final do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ORTOLAN, Maria Lúcia Mantovanelli; LIMA, Amanda Lottermann de; MAIRENO, Daniel Polimeni  e  SEI, Maíra Bonafé. Grupos de dinâmica infantil e os efeitos terapêuticos do brincar. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 23-33. ISSN 1677-2970.

Os grupos de dinâmicas são ofertados pela Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). São abertos ao público em geral e organizados por faixas etárias. O grupo infantil é direcionado a crianças de quatro a 11 anos de idade e caracteriza-se por brincadeiras e atividades que propõem reflexões a respeito dos temas pertinentes a idade. Objetiva-se relatar a experiência do grupo de dinâmicas infantil demonstrando a importância e o efeito terapêutico do brincar no acolhimento infantil. Observa-se que este serviço pôde contribuir para problematizar os espaços de acolhimento psicológico a crianças e se apresentou como alternativa para a demanda na lista de espera para psicoterapia individual.

Palavras-chave : dinâmica de grupo; psicoterapia de grupo; psicoterapia da criança; brincar; serviço-escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License