SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Academic self-efficacy and its preditors at the end of middle schoolCharacterization of violence against the elderly from cases reported by health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

AGIBO, Maria Luisa Lopes Chicote  and  MELO-SILVA, Lucy Leal. Orientação profissional e de carreira na perspectiva de adolescentes moçambicanos. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 49-63. ISSN 1677-2970.

Este estudo objetiva analisar a orientação profissional na perspectiva dos adolescentes atendidos: 30 adolescentes (14 a 18 anos), de ambos os sexos, de uma escola pública moçambicana. A avaliação foi realizada por meio de um roteiro de questões abertas, respondidas em quatro momentos. Este estudo focaliza o quarto momento da avaliação, ocorrido seis meses após o término do processo grupal. A análise e discussão dos resultados se apoiam na Análise Temática de Conteúdo e nos aportes da perspectiva desenvolvimentista e construtivista. Os registros dos relatos dos participantes apontam para a pertinência da intervenção na promoção do desenvolvimento pessoal e planejamento de projetos pessoais e profissionais. Os resultados convergem na apreciação positiva dos procedimentos, sugerindo a continuidade, expansão e manutenção do serviço.

Keywords : adolescentes; avaliação; intervenção; orientação profissional e de carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License