SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Autoeficácia acadêmica e seus preditores ao final do ensino fundamentalCaracterização da violência contra idosos a partir de casos notificados por profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

AGIBO, Maria Luisa Lopes Chicote  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Orientação profissional e de carreira na perspectiva de adolescentes moçambicanos. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 49-63. ISSN 1677-2970.

Este estudo objetiva analisar a orientação profissional na perspectiva dos adolescentes atendidos: 30 adolescentes (14 a 18 anos), de ambos os sexos, de uma escola pública moçambicana. A avaliação foi realizada por meio de um roteiro de questões abertas, respondidas em quatro momentos. Este estudo focaliza o quarto momento da avaliação, ocorrido seis meses após o término do processo grupal. A análise e discussão dos resultados se apoiam na Análise Temática de Conteúdo e nos aportes da perspectiva desenvolvimentista e construtivista. Os registros dos relatos dos participantes apontam para a pertinência da intervenção na promoção do desenvolvimento pessoal e planejamento de projetos pessoais e profissionais. Os resultados convergem na apreciação positiva dos procedimentos, sugerindo a continuidade, expansão e manutenção do serviço.

Palavras-chave : adolescentes; avaliação; intervenção; orientação profissional e de carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License