SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Orientação profissional e de carreira na perspectiva de adolescentes moçambicanosRotina e qualidade de vida de usuários em terapia renal substitutiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

HOHENDORFF, Jean Von et al. Caracterização da violência contra idosos a partir de casos notificados por profissionais da saúde. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 64-80. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil dos idosos vítimas de violência, das situações de violência, dos agressores e dos encaminhamentos realizados a partir das notificações do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), do Rio Grande do Sul (RS), no período de 2010 a 2014. Foram analisadas 4.222 notificações de violência contra idosos a partir dos 60 anos de idade. Análises descritivas e de Chi-Quadrado (χ²) indicaram que as mulheres são as vítimas mais frequentes. A violência mais notificada foi a física, perpetrada por meio de uso de força corporal ou espancamento, por um agressor, do sexo masculino, geralmente filho da vítima. Discute-se a utilização dos resultados do estudo em políticas públicas de atenção à população idosa brasileira.

Palavras-chave : violência; maus tratos ao idoso; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License