SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Characterization of violence against the elderly from cases reported by health professionalsExperiencing an Adoption Preparatory Workshop: an experience account author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CONTENTE, Suellen Reis; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; SILVA, Simone Souza da Costa  and  HEUMANN, Sabine. Rotina e qualidade de vida de usuários em terapia renal substitutiva. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 81-93. ISSN 1677-2970.

Com o objetivo de descrever a rotina e a qualidade de vida de usuários de um serviço de terapia renal substitutiva em Belém-PA, foram aplicados o Inventário de Rotinas (IR) e o Questionário Brasileiro de Qualidade de Vida (SF-36) em 20 pacientes divididos em dois grupos, segundo o tempo de duração do tratamento (até cinco anos ou mais). Os resultados demonstram que esses participantes apresentaram baixos escores em domínios referentes à qualidade de vida (inferiores a 76). Quanto à rotina, predominaram atividades realizadas durante o dia, geralmente na companhia de cônjuges e filhos, ou então sozinho. Os resultados contribuem para a compreensão do impacto da doença e do tratamento na rotina e na qualidade de vida dessa população.

Keywords : insuficiência renal crônica; diálise renal; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License