SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Rotina e qualidade de vida de usuários em terapia renal substitutivaLuto antecipatório/preparatório em pacientes com câncer: análise da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CECILIO, Mariana Silva; HUEB, Martha Franco Diniz  e  FARINELLI, Marta Regina. Vivenciando uma Oficina Preparatória para Adoção: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 94-109. ISSN 1677-2970.

O presente relato de experiência objetivou compreender como pretendentes à adoção vivenciaram a preparação para adoção, a partir de grupos reflexivos. Participaram das Oficinas Preparatórias dez casais, dos quais sete estavam inscritos no Cadastro Nacional, passando pelas vicissitudes do processo, e três já conviviam com as crianças que pretendiam formalizar a adoção. Dos resultados encontrados, destaca-se que diversas motivações foram elencadas, bem como puderam ser evidenciados alguns medos e dúvidas quanto à revelação para a criança sobre a sua origem, denunciando certa insegurança dos pretendentes. Questões como o vínculo de confiança a ser construído na relação foram trabalhadas, além da importância de um acompanhamento pós-adoção, a fim de auxiliar pais e filhos em possíveis desafios durante a convivência.

Palavras-chave : adoção; curso preparatório; adotantes; grupo; relato de experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License