SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Luto antecipatório/preparatório em pacientes com câncer: análise da produção científicaMalformação fetal: enfrentamento materno, apego e indicadores de ansiedade e depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GONCALVES, Rafael Camilo  e  PERES, Rodrigo Sanches. Matriciamento em saúde mental: obstáculos, caminhos e resultados. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 123-136. ISSN 1677-2970.

Este estudo objetivou, por meio de uma revisão integrativa da literatura, estabelecer um panorama da produção científica brasileira sobre o matriciamento em saúde mental, com foco na articulação entre a atenção primária e os CAPSs. Para tanto, foram consultadas as bases de dados PePSIC e SciELO-Brasil. As referências selecionadas foram avaliadas independentemente de acordo com um conjunto de dimensões. O corpus foi constituído por 16 referências, tendo-se observado a predominância de estudos empíricos, qualitativos e voltados à implementação ou ao funcionamento do matriciamento. Verificou-se que o matriciamento pode contribuir de diferentes maneiras para a qualificação da assistência em saúde mental, mas ainda há uma série de obstáculos, alguns mais evidentes e outros mais velados, a serem transpostos nesta direção.

Palavras-chave : saúde mental; apoio matricial; Centro de Atenção Psicossocial; serviços de saúde pública; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License