SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Matriciamento em saúde mental: obstáculos, caminhos e resultadosA metáfora paterna e o advento do inconsciente: da natureza à cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BORGES, Máira Morena  e  PETEAN, Eucia Beatriz Lopes. Malformação fetal: enfrentamento materno, apego e indicadores de ansiedade e depressão. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 137-148. ISSN 1677-2970.

Frente ao diagnóstico de malformação fetal, faz-se necessário conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas gestantes e a relação delas com o apego materno fetal, a ansiedade, a depressão e o diagnóstico. Participaram 33 gestantes atendidas no Ambulatório de Medicina Fetal de um hospital-escola do estado de São Paulo. Utilizou-se a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas, a Escala de Apego Materno-Fetal, os Inventários Beck de Ansiedade e Depressão e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. A estratégia de enfrentamento mais utilizada pelas gestantes foi focalizada na busca de práticas religiosas e/ou pensamento fantasioso. Gestantes com maior nível de apego utilizaram como estratégia prioritária aquela focalizada no problema, e nenhuma gestante apresentou índices de ansiedade e depressão classificados como graves.

Palavras-chave : anomalia congênita; enfrentamento; ansiedade; depressão; apego.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License