SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Fetal malformation: maternal coping, attachment and indicators of anxiety and depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ALONSO, Luciana. A metáfora paterna e o advento do inconsciente: da natureza à cultura. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp. 149-157. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é fazer um percurso teórico sobre o Complexo de Édipo nas obras de Freud e Lacan através de um recorte neste tema a fim de discorrer sobre a relação entre este evento e o advento do Inconsciente. Sendo este um ponto fundamental da teoria psicanalítica, este artigo se propõe a enfatizar o viés simbólico desta operação responsável pela transição da natureza a cultura. Usaremos o mito da horda primeva descrito em Totem e Tabu; passaremos pelo Complexo de Édipo enquanto triangulação como proposta na obra de Freud e, por fim, será introduzida a relação desta operação com o advento da linguagem como resultado da morte do pai em ambos os mitos, promovendo a entrada na cultura.

Keywords : Complexo de Édipo; inconsciente; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License