SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Dinâmicas relacionais de equipes na estratégia de saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BERNARDI, Denise; MELLO, Renata  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Ambivalências frente ao projeto parental: vicissitudes da conjugalidade contemporânea. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 9-23. ISSN 1677-2970.

O presente estudo é parte de investigação mais ampla sobre o adiamento do projeto parental e tem como objetivo investigar o desejo de ter filhos e o processo de negociação sobre o projeto parental entre os membros do casal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados cinco homens e cinco mulheres do segmento socioeconômico médio, membros de casais distintos, com idades entre 33 e 37 anos, sem filhos. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo na sua vertente categorial. Da análise do material, emergiram seis categorias de análise. Para atingir os objetivos formulados no presente trabalho, serão discutidas as categorias: ambivalência quanto ao desejo de filho e negociação entre os membros do casal sobre o projeto de filhos.Os resultados apontaram que a negociação da parentalidade entre os cônjuges ocorre de modo implícito e não verbalizado, sendo favorecida quando pré-estabelecida antes do casamento.

Palavras-chave : Conjugalidade; Desejo de filho; Projeto parental; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License