SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Ambivalence towards the parental project: vicissitudes of contemporary conjugalitySingle parenthood by choice and its psychosocial aspects: an integrative review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CINTRA, Thais Silva; DORICCI, Giovana Cabral  and  GUANAES-LORENZI, Carla. Dinâmicas relacionais de equipes na estratégia de saúde da família. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 24-38. ISSN 1677-2970.

A Estratégia Saúde da Família valoriza o trabalho em equipe em prol da integralidade. Este artigo objetiva compreender como profissionais de saúde descrevem o trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, ilustrar conexão entre essa descrição e o modo como operam como equipe. O corpus corresponde à transcrição de 15 encontros de grupos de discussão com profissionais de três Unidades de Saúde. A produção de sentidos resultou na descrição de três modos de organização do trabalho em equipe: a equipe como construção conjunta; a equipe como uma família; a equipe como um time de futebol. Essas metáforas demonstram a importância da análise das dinâmicas relacionais, momento em que a equipe pode repensar sua atuação e potencializar a interdisciplinaridade para integralidade.

Keywords : Saúde da família; Equipe multiprofissional; Psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License