SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Dinâmicas relacionais de equipes na estratégia de saúde da famíliaProjetos de vida de adolescentes de nível socioeconômico baixo quanto aos relacionamentos afetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ARRAIS, Rebecca Holanda; GOMES, Isabel Cristina  e  CAMPOS, Elisa Maria Parahyba. A monoparentalidade por opção e seus aspectos psicossociais: estudo de revisão integrativa. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 39-53. ISSN 1677-2970.

A monoparentalidade, tradicionalmente relacionada a abandono ou viuvez, vê-se como uma opção familiar na contemporaneidade. Objetivou-se analisar a produção acadêmica acerca dessa escolha filiativa por meio de uma revisão integrativa de artigos publicados na última década nas bases de dados: Scopus, Medline, Web of science, SciELO, Lilacs, BVS e Dedalus. De 77 resultados no levantamento inicial, permaneceram 20 na seleção final. Com prevalência às pesquisas de campo qualitativas, obteve-se estudos realizados só com a população feminina e oriundos de centros economicamente desenvolvidos. Concluiu-se que, a monoparentalidade programada emerge num cenário de mudanças na organização familiar e no papel exercido pela mulher na sociedade, entre a tradição e a inovação, o empoderamento desta e a deficiência nas relações interpessoais.

Palavras-chave : Relações familiares; Pais solteiros; Técnicas reprodutivas; Produção independente; Monoparentalidade por opção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License