SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A monoparentalidade por opção e seus aspectos psicossociais: estudo de revisão integrativaProtagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

RITER, Helena da Silveira; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  e  FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Projetos de vida de adolescentes de nível socioeconômico baixo quanto aos relacionamentos afetivos. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 55-68. ISSN 1677-2970.

Este estudo investiga a existência de projetos de vida sobre relacionamentos afetivos (PVRA) em adolescentes de nível socioeconômico baixo e examina o conteúdo desses projetos. Seis adolescentes de 14 a 16 anos participaram de um estudo de caso coletivo. Os instrumentos utilizados foram: (a) ficha de dados biossociodemográficos e (b) entrevista semiestruturada sobre projetos de vida. Os resultados sugerem que os adolescentes possuem PVRAs, embora priorizem projetos ligados a trabalho e estudo. O casamento tradicional aparece como modelo de relacionamento afetivo futuro. Os adolescentes demonstraram dificuldades para refletir sobre PVRAs. Em função disso, sugere-se que se delineiem intervenções que incluam a reflexão dos jovens sobre seus relacionamentos afetivos, pois elaborar projetos de vida possui aspectos protetivos contra condutas de risco.

Palavras-chave : Adolescência; Relacionamento afetivo; Projeto de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License