SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Purposes about affetive relationships among low-ses adolescentsDialogue facilitation with professionals of primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira; THOMAN, Scharlise; COSCIONI, Vinicius  and  KOLLER, Sílvia Helena. Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 69-81. ISSN 1677-2970.

Este relato de experiência descreve uma intervenção conduzida com adolescentes em medida socioeducativa, cujo objetivo era oferecer um espaço para que os participantes propusessem atividades a serem desenvolvidas no sistema socioeducativo. A intervenção foi realizada por uma equipe universitária que trabalhou conjuntamente com dois adolescentes internos em uma unidade socioeducativa de Porto Alegre, RS. Ao longo de seis encontros, foi construído, em coautoria com os adolescentes, um programa intitulado "Semana da Profissionalização", que se propõe a fornecer informações sobre mercado de trabalho e profissionalização aos adolescentes da unidade socioeducativa. Além da autoria do programa, a intervenção contribuiu para o desenvolvimento dos adolescentes, que participaram de modo ativo em seu processo socioeducativo, operacionalizando o princípio de protagonismo juvenil expresso por lei.

Keywords : Protagonismo juvenil; Adolescente em conflito com a lei; Medidas socioeducativas; Intervenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License