SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa: um relato de experiênciaExperiências de estagiários em plantão psicológico em hospitais: formação e ação clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERREIRA, Joana Borges; SOUZA, Laura Vilela e  e  BERTAGNOLI, Marina Simões Flório Ferreira. Facilitação de diálogos com profissionais na atenção primária em saúde. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 82-98. ISSN 1677-2970.

Esta pesquisa buscou compreender os sentidos produzidos com profissionais da atenção primária em saúde sobre sua participação em encontros de facilitação de diálogo. Oito profissionais responderam a uma entrevista semiestruturada sobre essa participação. A análise das entrevistas foi feita a partir da perspectiva construcionista social, buscando-se identificar os repertórios interpretativos utilizados pelos profissionais sobre sua participação nos encontros. Os resultados destacaram os repertórios: participação no grupo para aprendizado; para melhorar o vínculo entre a equipe; para se compreender os usuários do serviço e para se refletir sobre as hierarquias na instituição. As reflexões empreendidas apontam para a necessidade de se pensar encontros nos quais os profissionais sejam ativos no processo de construção da própria intervenção, criando-se um espaço grupal que possibilite o diálogo entre a equipe de profissionais, articulando-se com a prática e com os princípios do sistema único de saúde.

Palavras-chave : Facilitação de diálogo; Profissionais de saúde; Construcionismo social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License