SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Dialogue facilitation with professionals of primary health careReflexive group for promotion of parenting and coparenting: an experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; FARINHA, Marciana Gonçalves; SOUZA FILHO, Carlos  and  OLIVEIRA, Kleiton. Experiências de estagiários em plantão psicológico em hospitais: formação e ação clínica. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 99-112. ISSN 1677-2970.

O artigo investigou como o plantão psicológico em hospital atua na formação de alunos em psicologia, no contexto de tensões entre o modelo biomédico e concepções mais pluralistas de saúde. Foram utilizados como fontes de dados 48 diários de bordo elaborados pelos estagiários de psicologia, relatando suas impressões, vivências e seu processo de compreensão do fazer profissional, construindo um relato de experiência. O material foi analisado na perspectiva da hermenêutica fenomenológica, buscando discutir significações desveladas e correlacionadas, bem como sentidos tomados pelo fazer psicológico. O plantão psicológico na instituição hospitalar promoveu o questionamento dos modos usuais de intervenção psicológica e ponderou um enfoque mais integral do cuidado em contraposição à visão unicista, possibilitando aprendizagem, reflexão e desenvolvimento de propostas interventivas.

Keywords : Instituições de saúde; Modelo biomédico; Plantão psicológico; Formação do Psicólogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License