SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Experiences of trainees in prompt psychological attention in hospitals: education and clinical actionThe APAC Method: the emergence of subjectivity in the discourse regarding women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BARRETO, Monica et al. Grupo reflexivo para promoção de parentalidade e coparentalidade: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 113-125. ISSN 1677-2970.

Este artigo objetivou descrever uma proposta de grupo reflexivo com pais, mães e/ou cuidadores de crianças para promover práticas parentais positivas. Foram realizados dois grupos, um com cinco e outro com sete encontros e a periodicidade foi semanal. A duração foi de uma hora e meia cada encontro e foram coordenados por duas terapeutas e uma equipe reflexiva. Os eixos temáticos dos encontros foram: parentalidade, coparentalidade, características das crianças, limites e relação família-escola. Por meio da análise dos relatos dos participantes constatou-se que o grupo reflexivo foi um importante espaço de troca de experiências com outros cuidadores e uma oportunidade para refletir sobre as preocupações, desafios, expectativas e experiências de ser responsável pela criação e educação de criança.

Keywords : Relações pais-criança; Relações pai-criança; Relações mãe-criança; Práticas de criação infantil; Psicoterapia de grupo; Equipe reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License