SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Grupo reflexivo para promoção de parentalidade e coparentalidade: um relato de experiênciaVivências de familiares de pacientes com câncer: revisitando a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

RODRIGUES, Bianca Ferreira; KYRILLOS NETO, Fuad  e  ROSARIO, Angela Bucciano do. Método APAC: emergência do sujeito no discurso sobre a mulher. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 126-139. ISSN 1677-2970.

Neste trabalho discutimos, a partir da perspectiva psicanalítica, as diferentes visões sobre as mulheres, expressas no discurso de sujeitos em privação de liberdade, numa instituição que utiliza um método de recuperação de presos baseado na religião cristã, designado por APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Utilizamos como marco teórico a perspectiva psicanalítica e, como método, a psicanálise aplicada na análise dos fragmentos de discurso de sujeitos que participaram de um grupo de conversação realizado nessa instituição. Como resultado, pudemos concluir que o discurso sobre a mulher demonstra que a tentativa de imposição de normas e adaptação social, por intermédio da moral religiosa, esbarra no desejo, que fundamentalmente nos constitui como sujeitos.

Palavras-chave : Método APAC; Psicanálise; Mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License