SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Método APAC: emergência do sujeito no discurso sobre a mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Breno César de Almeida da; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de. Vivências de familiares de pacientes com câncer: revisitando a literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.1, pp. 140-153. ISSN 1677-2970.

O objetivo desta revisão integrativa consiste em sintetizar evidências existentes na literatura sobre luto antecipatório vivenciado por familiares de pacientes com câncer. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed, de 2008 a 2018. Depois de aplicados os critérios de inclusão/exclusão restaram nove artigos na amostra final. Os resultados evidenciam que a repercussão do luto antecipatório é significativa, implicando em elevado grau de sofrimento dos familiares e depreciação de sua qualidade de vida. O impacto tende a ser persistente em muitos casos, resultando em morbidades psicológicas. Fica evidente a lacuna de pesquisas sobre o tema e a necessidade de aprofundar a compreensão do fenômeno para oferecer subsídios que poderão nortear programas direcionados aos familiares enlutados.

Palavras-chave : Luto; Luto antecipatório; Família; Neoplasias; Morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License