SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Sofrimentos que "adoçam" o sangue: diabetes, gênero e o trabalho do tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NAVARRO, Paula; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  MELLO, Renata. Filhos da parentalidade tardia: Infância e adolescência. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 6-23. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo investigar a repercussão da parentalidade tardia na infância e adolescência dos filhos, sob a percepção dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com seis sujeitos, entre 25 e 29 anos, sem filhos, que nasceram quando ao menos um de seus pais tinha mais de 40 anos. A partir da análise de conteúdo do material obtido, emergiram as categorias: convivência familiar; desencontros geracionais; liberdade e autonomia; e conflitos. Concluiu-se que, por um lado, os filhos da parentalidade tardia valorizam a história de vida dos pais, atribuindo, inclusive, aspectos positivos; por outro, reconhecem que a diferença geracional pode se traduzir em conflitos e distância afetiva, além disto, em dificuldade de compreensão cultural e em práticas educativas distintas da atualidade.

Palavras-chave : Parentalidade; Infância; Adolescência; Relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License