SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Filhos da parentalidade tardia: Infância e adolescênciaRoteiro norteador de perguntas dos familiares: Um recurso de comunicação em UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MELO, Lucas Pereira de. Sofrimentos que "adoçam" o sangue: diabetes, gênero e o trabalho do tempo. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 24-36. ISSN 1677-2970.

Este artigo objetiva compreender as possibilidades explicativas para o diabetes a partir da perspectiva de mulheres que vivem com essa doença. Trata-se de um estudo de caso sobre a trajetória de vida de uma interlocutora, suas relações familiares, de vizinhança e o seu jeito 'doce' de ser. O foco aqui são as explicações causais do diabetes de 'tipo emocional' como resultado da corporificação de sofrimento social produzido no imbricamento de relações entre gênero, família, vizinhança e emoções. O conceito de trabalho do tempo de Veena Das foi utilizado para compreender os agenciamentos da interlocutora no cotidiano. Por fim, o diabetes é apresentado como um idioma para traduzir sofrimento social, ampliando, assim, as explicações etiológicas da biomedicina.

Palavras-chave : Sofrimento social; Diabetes tipo 2; Gênero; Causalidade; Antropologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License