SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Empatia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores do Ensino SuperiorO manifesto do funk ostentação: Uma leitura psicanalítica do discurso de dois adolescentes e a sua relação com o funk índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERNANDES, Maira Julyê Mota; CARVALHO, Gabriela Borges  e  FERREIRA, Cintia Bragheto. Repercussões do diagnóstico de câncer para homens e mulheres: um estudo comparativo. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 68-83. ISSN 1677-2970.

O estudo objetivou identificar e descrever as repercussões do diagnóstico de câncer para homens e mulheres, buscando compreender suas similaridades e diferenças. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito homens com câncer de próstata e oito mulheres com câncer de mama, residentes em Goiás. As entrevistas foram gravadas, transcritas, lidas exaustivamente e organizadas a posteriori, ancoradas no construcionismo social, nas seguintes temáticas: significados do processo saúde-doença-cuidado, o diagnóstico e o tratamento e suas implicações. Os resultados mostraram que o diagnóstico de câncer despertou sentimentos negativos e questionamentos profissionais e pessoais nos grupos, os quais foram enfrentados por meio da religiosidade/espiritualidade e no relacionamento com pessoas queridas. Além disso, demonstrou que questões de gênero precisam ser consideradas na assistência direcionada aos grupos pesquisados.

Palavras-chave : Neoplasias; Diagnóstico; Homens; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License