SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The manifest of funk ostentação: a psychoanalytic reading of the discourse of two adolescents and their relation with brazilian funk musicIntervention with social educators in the context of shelters: report of experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

REIS, Daniela Castro dos  and  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Avaliação de distorção cognitiva de autores de agressão sexual de criança e adolescente (aascas): Revisão sistemática da literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 99-116. ISSN 1677-2970.

A distorção cognitiva (DC) é um tema que vem sendo estudado amplamente quando se avalia os autores de agressão sexual de criança e adolescente (AASCA). Assim, esta revisão sistemática teve como objetivo identificar e sintetizar os resultados de pesquisas que utilizaram instrumentos de DC nesta população. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão de busca no Periódico CAPES, foram encontrados 64 artigos, sendo 56 selecionados, um escrito em português e os outros 55 em inglês. Nestes estudos, identificaram-se 92 instrumentos, sendo nove deles em seis artigos. Os resultados demonstraram que a DC é utilizada na literatura como fator preditor para o cometimento da agressão sexual de criança; correlaciona-se a variáveis como negação/minimização da agressão sexual; tem sido estratégica para avaliar perfis distintos entre grupos de análise; e, por fim, usada como uma medida a ser avaliada no tratamento de risco de reincidência de AASCAs. Sendo assim, conclui-se que os estudos de DC e seus instrumentos apresentam grande heterogeneidade de resultados, mas confirmam-na como uma variável essencial a ser considerada para avaliar AASCAs.

Keywords : Criança; Adolescente; Violência Sexual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License