SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O manifesto do funk ostentação: Uma leitura psicanalítica do discurso de dois adolescentes e a sua relação com o funkIntervenção com educadoras sociais no contexto de acolhimento institucional: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

REIS, Daniela Castro dos  e  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Avaliação de distorção cognitiva de autores de agressão sexual de criança e adolescente (aascas): Revisão sistemática da literatura. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 99-116. ISSN 1677-2970.

A distorção cognitiva (DC) é um tema que vem sendo estudado amplamente quando se avalia os autores de agressão sexual de criança e adolescente (AASCA). Assim, esta revisão sistemática teve como objetivo identificar e sintetizar os resultados de pesquisas que utilizaram instrumentos de DC nesta população. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão de busca no Periódico CAPES, foram encontrados 64 artigos, sendo 56 selecionados, um escrito em português e os outros 55 em inglês. Nestes estudos, identificaram-se 92 instrumentos, sendo nove deles em seis artigos. Os resultados demonstraram que a DC é utilizada na literatura como fator preditor para o cometimento da agressão sexual de criança; correlaciona-se a variáveis como negação/minimização da agressão sexual; tem sido estratégica para avaliar perfis distintos entre grupos de análise; e, por fim, usada como uma medida a ser avaliada no tratamento de risco de reincidência de AASCAs. Sendo assim, conclui-se que os estudos de DC e seus instrumentos apresentam grande heterogeneidade de resultados, mas confirmam-na como uma variável essencial a ser considerada para avaliar AASCAs.

Palavras-chave : Criança; Adolescente; Violência Sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License