SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Avaliação de distorção cognitiva de autores de agressão sexual de criança e adolescente (aascas): Revisão sistemática da literaturaSintoma infantil: do trauma à transmissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BERNARDES, Jade Wagner  e  MARIN, Angela Helena. Intervenção com educadoras sociais no contexto de acolhimento institucional: relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 117-130. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste relato de experiência é apresentar uma intervenção realizada com educadoras sociais de uma casa de acolhimento localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS, cujo objetivo foi promover um espaço de escuta e reflexão sobre o trabalho com crianças em situação de acolhimento. Considerando os pressupostos da inserção ecológica, realizaram-se seis encontros quinzenais, com duração de 60 a 90 minutos, dos quais participaram de oito a 12 educadoras. Os dados foram registrados por meio de diário de campo. Constatou-se que a interação do grupo propiciou reflexões sobre o papel do educador social no acolhimento, concepções a respeito do trabalho e da criança acolhida. A presença de estigmas sobre o serviço e as crianças em situação de acolhimento permeou o discurso das participantes, que também destacaram a escassez de assistência e investimento em educação continuada, o que indica a necessidade de intervenções neste contexto.

Palavras-chave : Acolhimento institucional; Educador social; Criança institucionalizada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License