SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Intervenção com educadoras sociais no contexto de acolhimento institucional: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

AZEVEDO, Luciana Jaramillo Caruso de. Sintoma infantil: do trauma à transmissão. Rev. SPAGESP [online]. 2019, vol.20, n.2, pp. 131-142. ISSN 1677-2970.

O presente ensaio visa refletir sobre as particularidades do sintoma infantil, entre elas podemos destacar a influência do trauma e do conteúdo genealógico na sua constituição. Segundo a teoria psicanalítica, destacamos a intrínseca relação entre o sintoma da criança e o desejo e discurso parentais, observando no sintoma infantil a abertura e a presença de resquícios dos conteúdos genealógicos. A compreensão do sintoma infantil é apresentada tendo como base a articulação entre o trauma e a transmissão psíquica. O sintoma aponta para uma escolha inconsciente do sujeito e um caminho para a sua historicização. Ressalta-se a importância do trabalho com os pais na condução da análise de crianças, bem como a escuta perspicaz do analista aos significantes que atravessam gerações.

Palavras-chave : Sintoma infantil; Trauma; Transmissão psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License