SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Relationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the lawSexting and adolescence: new themes for developmental psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

RAMOS-OLIVEIRA, Diana  and  SENRA, Luciana Xavier. Desenvolvimento sociocognitivo, suporte familiar e social em adolescentes: reflexões para a compreensão da violência escolar. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 21-36. ISSN 1677-2970.

A adolescência é um período do desenvolvimento social, psicológico e biológico com vivências, transformações corporais e fisiológicas e relações interpessoais mais complexas, inclusive por situações de violência em contexto escolar. As modificações dos pensamentos dos adolescentes sobre eles mesmos e o contexto social que partilham são explícitas por selecionarem, interpretarem, evocarem e utilizarem informações sociais e familiares na formação de conceitos, julgamentos, expressões emocionais e tomada de decisões. Trata-se de estudo de correlação entre violência escolar-VE e suportes familiar e social em amostra de 1178 estudantes de ambos os sexos entre 12 e 17 anos. Constataram-se correlações negativas entre vitimização por VE e suporte familiar (r=-0,37), nos fatores que mensuram ultraje psicológico e danos morais; e, injúria, ameaça e violação física e sexual (r=-0,27). Isso indica manutenção do relacionamento e interação sociais agressivos e/ou frágeis do contexto familiar no ambiente escolar. Sugere-se programas de intervenção com ênfase em tais indicadores.

Keywords : Desenvolvimento sociocognitivo; Adolescentes; Violência escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License