SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Desenvolvimento sociocognitivo, suporte familiar e social em adolescentes: reflexões para a compreensão da violência escolarConcepções teórico-metodológicas na investigação do fenômeno do stalking na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MANOEL, Diego Franco; LORDELLO, Silvia Renata; SOUZA, Lara  e  PESSOA, Alex Sandro Gomes. Sexting e adolescência: a emergência de novos temas para a psicologia do desenvolvimento. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 37-50. ISSN 1677-2970.

Este artigo tem como objetivo analisar questões sociais e psicológicas relacionadas ao fenômeno do sexting, que se refere à prática de compartilhamento de imagens íntimas na internet e redes sociais. Por intermédio de uma análise não-sistematizada da literatura, sobretudo de publicações internacionais, pretende-se: i) definir o sexting, levando em consideração os aspectos consensuais presentes na literatura da área; ii) explicar sua ocorrência na contemporaneidade, avaliando possíveis impactos na saúde mental das pessoas, em especial de adolescentes; iii) refletir sobre os fatores de risco e proteção que estão circunscritos à manifestação do sexting; iv) apresentar as implicações jurídicas em casos de divulgação indevidas de imagens íntimas. Entende-se que as discussões apresentadas no decorrer deste artigo podem abrir espaços para um campo de investigação pouco explorado na literatura nacional.

Palavras-chave : Sexting; Adolescência; Fatores de risco; Fatores de proteção; Questões jurídicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License