SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The reinstitutionalization of children and adolescents in the west of Natal-RNFather and adolescent children relationship in families that experienced domestic violence between parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SILVA, Roberta Franciele da; COSCIONI, Vinicius; ROSA, Edinete Maria  and  KOLLER, Sílvia Helena. O convívio de adolescentes em medida socioeducativa com os agentes socioeducativos. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 77-91. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste estudo é caracterizar o convívio de adolescentes em medida socioeducativa de internação com os agentes socioeducativos, a partir da perspectiva dos adolescentes. Foram realizadas entrevistas com dez adolescentes, entre 16 e 18 anos, em uma unidade socioeducativa de Porto Alegre e os dados foram tratados a partir da análise temática. A função dos agentes socioeducativos foi entendida prioritariamente como de segurança. Relações hostis e autoritárias foram identificadas, ocasionando um convívio conflituoso e distante da proposta pedagógica prevista à medida socioeducativa. Foram descritas também relações positivas que propiciavam suporte emocional e impulsionavam o desenvolvimento integral dos adolescentes. Investimentos em educação permanente para os profissionais e a otimização das relações positivas podem favorecer o processo socioeducativo.

Keywords : Adolescentes em conflito com a lei; Medida socioeducativa; Relações interpessoais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License