SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O convívio de adolescentes em medida socioeducativa com os agentes socioeducativosPercepções de adolescentes sobre seu território: olhar ecológico para riscos e vulnerabilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

JUSTINO, Yara Alves Costa  e  NASCIMENTO, Célia Regina Rangel. Relação entre pai e filho adolescente em famílias que vivenciaram a violência conjugal. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 92-109. ISSN 1677-2970.

Investigou-se, em contexto de famílias que vivenciaram a violência conjugal, como os filhos adolescentes avaliavam seu relacionamento com o pai. Foram entrevistados 11 adolescentes de 12 a 16 anos, de ambos os sexos. Os resultados foram analisados e organizados com o método de Análise de Conteúdo. A maioria dos adolescentes considerou o pai distante e pouco disponível. Alguns filhos consideraram que o pai tinha comportamentos agressivos e fazia uso abusivo de bebidas alcoólicas, impactando a relação. Os aspectos positivos da relação relatados foram o suporte material, momentos de cuidado e de expressão de afeto. Os resultados reforçam a importância dos estudos sobre o impacto da violência conjugal na parentalidade e a necessidade de ampliação da rede de apoio também aos filhos.

Palavras-chave : Violência conjugal; Adolescente; Relações parentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License