SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Relação entre pai e filho adolescente em famílias que vivenciaram a violência conjugalTrabalho infantil e ato infracional: análise histórico-cultural do desenvolvimento infantojuvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

OLIVEIRA, Juliana de; CECILIO, Mariana Silva; RIBEIRO, Guilherme Faria  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Percepções de adolescentes sobre seu território: olhar ecológico para riscos e vulnerabilidades. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.1, pp. 110-126. ISSN 1677-2970.

O objetivo do estudo foi relatar uma atividade realizada por profissionais de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na identificação de fatores de risco presentes na vida de adolescentes acompanhados por um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Inspirada no método Autofotográfico, a atividade lançou-se como um convite ao registro de espaços que representassem vulnerabilidades e riscos sociais. A análise foi pautada no Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. O exercício salientou a oportunidade de incentivar equipes a realizarem atividades como esta, e que envolvam outros temas (família, lazer, educação, por exemplo), a fim de se adentrar às leituras de mundo de adolescentes e ampliar seus repertórios quanto a fatores de risco/proteção, ratificando a importância de intervenções preventivas frente às demandas presentes.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; Adolescentes; Fatores de risco; Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License