SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Psicologia e o Grupo Operativo na Atenção Básica em Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BRAZ, Ana Carolina; FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine; DEL PRETTE, Almir  e  DEL PRETTE, Zilda Aparecida. Inventário de habilidades sociais para idosos: instrumento para utilização no Brasil. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 7-22. ISSN 1677-2970.

Considerando a ausência de um instrumento de habilidades sociais específico para idosos, os objetivos deste estudo foram obter e validar uma estrutura própria de itens e fatores para o Inventário de Habilidades Sociais para idosos (IHSI-Del-Prette). Os participantes foram 616 pessoas entre 60 e 94 anos, de diversos níveis socioeconômicos. Foram realizadas Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e avaliação da confiabilidade composta. O IHSI-Del-Prette é composto por 20 itens (χ2/gl = 1.406, CFI = 0.912, RMSEA = 0.037, SRMR = 0.0563) organizados em quatro fatores: Assertividade; Conversação e desenvoltura social; Abordagem afetivo-sexual, com confiabilidade composta entre 0.70 e 0.80. O IHSI-Del-Prette possibilita uma avaliação precisa, com contribuições para pesquisa, avaliação e intervenção relacionadas à saúde mental em idosos.

Palavras-chave : Envelhecimento; Habilidades sociais; Avaliação psicológica; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License