SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A teoria do estresse de minoria em lésbicas, gays e bissexuaisCoordenando grupos em sala de espera: analisando o processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CHAVES, Cleuza Elizabete de; CENCI, Cláudia Mara Bosetto  e  GASPODINI, Icaro Bonamigo. Casais que moram separados (Living Apart Together): Novas perspectivas para configurações familiares. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 55-65. ISSN 1677-2970.

Casais que vivem em residências separadas (LAT - Living Apart Together) representam uma configuração conjugal diferente da tradicional. O objetivo deste estudo foi investigar a configuração conjugal de alguns casais LAT no norte do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de amostragem de conveniência. Foram entrevistados cinco casais, com base em um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise temática e geraram duas categorias principais: relacionamentos LAT permanente e provisório. Os subtemas comuns às duas categorias foram conjugalidade, coparentalidade e suporte social. O desejo de coabitar mostrou-se presente somente na configuração LAT provisório e nenhum casal reportou experiência de preconceito contra seu tipo de relacionamento.

Palavras-chave : Configuração conjugal; Casais; Viver em residência separada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License