SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Coordenando grupos em sala de espera: analisando o processoA vivência do lazer em família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASEMIRO, Níldila Villa  e  FERREIRA, Heloísa Gonçalves. Indicadores de saúde mental em idosos frequentadores de grupos de convivência. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 83-96. ISSN 1677-2970.

Este estudo descritivo exploratório investigou a prevalência de Prática de Atividades Prazerosas (PAP), bem-estar Subjetivo (BES), Depressão e Solidão em 59 idosos provenientes de grupos de convivência. Foram aplicados: Questionário Sociodemográfico, Escal a de Atividades Instrumentais da Vida Diária de Pfeffer, Escala de Afetos Negativos e Positivos, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Depressão Geriátrica - versão reduzida, Escala Brasileira de Solidão e OPPES-BR. Os idosos da amostra eram majoritar iamente mulheres, jovens idosos, viúvos, escolarizados, com bom estado funcional e que avaliavam sua saúde de forma positiva. A amostra apresentou médias altas para PAP e BES e médias baixas para solidão e depressão. Grupos de convivência favorecem a saúde mental de idosos e contribuem para o envelhecimento bem-sucedido, uma vez que esses espaços fornecem oportunidades de suporte social, engajamento em atividades prazerosas e experiência de sentimentos positivos.

Palavras-chave : Depressão; Solidão; Bem-estar subjetivo; Atividades de lazer; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License