SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The experience of family leisureGroup psychological intervention with parents of children with attention deficit disorder and hyperactivity in public care unit: An experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

COSTA, Crístofer Batista da et al. Processos de saúde-doença: diálogos entre as teorias psicanalítica, cognitivo-comportamental e sistêmica. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 111-125. ISSN 1677-2970.

A compreensão dos processos de saúde-doença envolve distintos conhecimentos em saúde, já que são fenômenos complexos e multifatoriais. As teorias psicológicas têm especificidades na sua visão de homem, da saúde e doença em que persiste uma visão de saúde e doença que separa mente e corpo. Por meio de uma revisão narrativa da literatura científica buscou-se identificar como as Teorias Psicanalítica, Cognitivo-Comportamental e Sistêmica compreendem os processos de saúde-doença. As Teorias partem de uma perspectiva biopsicossocial, havendo indícios de superação da dicotomia corpo versus mente, e de maior preocupação em integrar conhecimentos para tratar pessoas. Considera-se necessário ampliar a compreensão dos processos de saúde-doença e discutir uma aproximação e interação entre as abordagens psicológicas e as diferentes áreas da saúde.

Keywords : Processo saúde-doença; Teoria psicológica; Psicanálise; Teoria Sistêmica; Teoria Cognitivo-Comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License