SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Health-disease processes: dialogues among psychoanalytic, cognitive-behavioral and systemic theoriesPromotion of workers' health: extensionist experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BERTOLDO, Lao-Tse Maria; FEIJO, Luan Paris; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz  and  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Intervenção psicológica grupal com pais de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em unidade assistencial pública: relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2020, vol.21, n.2, pp. 126-138. ISSN 1677-2970.

O artigo relata uma prática psicológica com um grupo de pais de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS) em um município situado ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Foram realizados seis encontros semanais, com duas horas e meia de duração e participação de treze pais que integraram o grupo. A estrutura dos encontros consistiu no oferecimento do espaço de escuta para as principais queixas dos pais em relação aos aspectos do TDAH apresentados pelos filhos e psicoeducar sobre os sintomas, curso do transtorno e intervenções para execução no manejo de problemas com os filhos. Como resultado da intervenção, os pais relataram ter melhorado a capacidade de compreender as situações relacionadas ao transtorno dos seus filhos e encontrar soluções assertivas. A intervenção grupal com pais de crianças com TDAH contribuiu como dispositivo para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivenciam dificuldades relacionadas aos aspectos do transtorno dos seus filhos.

Keywords : Psicologia clínica; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Prática (psicologia).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License