SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Recebimento e encaminhamentos de notificações de casos de violência sexual pelo conselho tutelar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Gabriela Martins  e  GUANAES-LORENZI, Carla. Registros Reflexivos na facilitação de processos de Educação Permanente em Saúde. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 6-21. ISSN 1677-2970.

Este artigo visa a analisar o uso dos Registros Reflexivos como recursos conversacionais para a facilitação de processos grupais, organizados como parte de um processo de Educação Permanente em Saúde (EPS). A EPS é uma proposta de educação em serviço pautada no cotidiano das práticas como fonte de aprendizagem. Realizamos sete encontros para EPS com profissionais de saúde mental, a partir da perspectiva construcionista social. Para cada encontro realizado, construímos um Registro Reflexivo que era lido no início de cada encontro subsequente. A análise enfocou a produção dos Registros e os efeitos de sua leitura na interação grupal. Com isso, pudemos entender que os Registros Reflexivos se configuraram em importantes recursos para promoção da dialogia e para a preparação da facilitadora.

Palavras-chave : Interações dialógicas; Educação permanente; Serviços de saúde mental; Construcionismo social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License