SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Maternal anxiety and mother-child relationship: a qualitative studyFamily health strategy nurses'conceptions of child-adolescent mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

OLIVEIRA, Joyce Lúcia Abreu Pereira  and  CREPALDI, Maria Aparecida. O envolvimento paterno no contexto do divórcio na perspectiva do pai separado. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 54-66. ISSN 1677-2970.

A presente pesquisa teve por objetivo compreender o envolvimento paterno no contexto do divórcio/separação conjugal na perspectiva do pai separado. Realizou-se um Grupo Focal com seis pais (homens) separados e os dados foram analisados através da análise categorial temática, utilizando-se do software Atlas.ti 5.0 para organização dos dados. A perspectiva sistêmica contribuiu com a compreensão do fenômeno como um processo de transformações contínuas e recursivas, contingentes com a história de interações dos participantes. Emergiram da análise dos dados três categorias: Percepções do pai sobre o seu envolvimento com a criança; Características do envolvimento paterno do pai separado e Construção da paternidade no pós-divórcio. Os resultados demonstraram relações de interdependência entre fatores individuais, relacionais e contextuais.

Keywords : Relação pai-criança; Envolvimento paterno; Paternidade; Divórcio; Separação conjugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License