SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Father involvement in the context of divorce from the perspective of the separated fatherAssumptions for psychoanalytic listening in a children's and adolescents' hostelling institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

OCCHIUZZO, Anna Rosa e Souza; LEMOS, Marina Serra de  and  SILVA, Maria de Fátima de Oliveira Coutinho. Concepções sobre saúde mental infantojuvenil de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 67-82. ISSN 1677-2970.

Visando analisar as concepções sobre a saúde mental infantojuvenil de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, este estudo, de natureza descritivo qualitativa, foi realizado com 47 enfermeiras, nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa PB, e partiu dos pressupostos das Políticas Públicas de Atenção à Saúde Mental para crianças e adol escentes Para coletar os dados utilizaram se um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da Análise Categorial Temática de Bardin, das quais emergiram uma classe temática, três categorias e sete subcategorias. Os resultados apontaram que as concepções sobre a SMI se pautam no modelo biomédico, sem ênfase na promoção da saúde e com pouca especificidade e familiaridade com questões relativas à saúde mental dessa população.

Keywords : Saúde mental; Estratégia Saúde da Família; Enfermeira; Criança; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License