SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Pressupostos para a escuta psicanalítica em instituição de acolhimento de crianças e adolescentesIntimidade conjugal: papel discriminante dos níveis de mindfulness índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SEI, Maíra Bonafé; NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha  e  SOUZA, Helton Marculino de. Análise de teses e dissertações sobre Grupo e Psicologia Analítica e Arquetípica. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 98-113. ISSN 1677-2970.

Os grupos, a despeito de seu potencial para a Psicologia, ainda são pouco considerados pela Psicologia Analítica e escolas dissidentes. Buscou-se, assim, identificar pesquisas que discorressem sobre grupos na perspectiva da Psicologia Analítica e da Escola Arquetípica em programas de pós-graduação brasileiros. O levantamento de dados incluiu trabalhos publicados de 1997 a 2019, considerando-se dados concernentes à autoria, orientação, instituição de ensino superior (IES), programa de pós-graduação, região do país, ano, delineamento metodológico e instrumentos utilizados. Notou-se aumento dos trabalhos entre 2016 e 2018, predominância de autoria feminina, maior concentração de IES no Nordeste e Sudeste, foco em pesquisas empíricas qualitativas, com entrevistas ou grupo como instrumento de coleta de dados, demonstrando os benefícios do grupo como recurso terapêutico.

Palavras-chave : Jung; Carl Gustav; Hillman; James; Grupos; Bibliometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License