SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Analysis of theses and dissertations on groups and analytical and archetypal psychologyConsiderations about clinical practice of psychology in college education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BOHN, Marcela  and  MOSMANN, Clarisse Pereira. Intimidade conjugal: papel discriminante dos níveis de mindfulness. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 114-127. ISSN 1677-2970.

Esse estudo parte do pressuposto de que o mindfulness poderia estar relacionado com a intimidade conjugal. Investigou-se o papel discriminante da intimidade em dois grupos de indivíduos com maiores e menores níveis de mindfulness. Partiparam 281 sujeitos, maiores de 18 anos, em relacionamento estável e em coabitação. Os mesmos responderam à Escala Filadélfia de Mindfulness e à Escala de Avaliação Pessoal de Intimidade em Relacionamentos (PAIR). Os resultados indicaram que os fatores da intimidade avaliados (comunicação, validação pessoal e abertura ao exterior) discriminaram o grupo com maiores níveis de mindfulness. O estudo sugere que indivíduos com maiores níveis de mindfulness possuem maior facilidade de desenvolver intimidade em seus relacionamentos, contribuindo para o entendimento do papel considerável dessa habilidade na conjugalidade.

Keywords : Mindfulness; Terapia de Casal; Autorrevelação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License