SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análisis de tesis y disertaciones sobre psicología grupal y analítica y arquetípicaConsideraciones sobre la práctica clínica de la psicología en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

BOHN, Marcela  y  MOSMANN, Clarisse Pereira. Intimidade conjugal: papel discriminante dos níveis de mindfulness. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 114-127. ISSN 1677-2970.

Esse estudo parte do pressuposto de que o mindfulness poderia estar relacionado com a intimidade conjugal. Investigou-se o papel discriminante da intimidade em dois grupos de indivíduos com maiores e menores níveis de mindfulness. Partiparam 281 sujeitos, maiores de 18 anos, em relacionamento estável e em coabitação. Os mesmos responderam à Escala Filadélfia de Mindfulness e à Escala de Avaliação Pessoal de Intimidade em Relacionamentos (PAIR). Os resultados indicaram que os fatores da intimidade avaliados (comunicação, validação pessoal e abertura ao exterior) discriminaram o grupo com maiores níveis de mindfulness. O estudo sugere que indivíduos com maiores níveis de mindfulness possuem maior facilidade de desenvolver intimidade em seus relacionamentos, contribuindo para o entendimento do papel considerável dessa habilidade na conjugalidade.

Palabras clave : Mindfulness; Terapia de Casal; Autorrevelação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License