SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análise de teses e dissertações sobre Grupo e Psicologia Analítica e ArquetípicaConsiderações sobre a prática clínica da psicologia no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BOHN, Marcela  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Intimidade conjugal: papel discriminante dos níveis de mindfulness. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 114-127. ISSN 1677-2970.

Esse estudo parte do pressuposto de que o mindfulness poderia estar relacionado com a intimidade conjugal. Investigou-se o papel discriminante da intimidade em dois grupos de indivíduos com maiores e menores níveis de mindfulness. Partiparam 281 sujeitos, maiores de 18 anos, em relacionamento estável e em coabitação. Os mesmos responderam à Escala Filadélfia de Mindfulness e à Escala de Avaliação Pessoal de Intimidade em Relacionamentos (PAIR). Os resultados indicaram que os fatores da intimidade avaliados (comunicação, validação pessoal e abertura ao exterior) discriminaram o grupo com maiores níveis de mindfulness. O estudo sugere que indivíduos com maiores níveis de mindfulness possuem maior facilidade de desenvolver intimidade em seus relacionamentos, contribuindo para o entendimento do papel considerável dessa habilidade na conjugalidade.

Palavras-chave : Mindfulness; Terapia de Casal; Autorrevelação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License