SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Conjugal intimacy: discriminating role of levels of mindfulnessSymptoms of depression, anxiety, stress and drug use in health students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SOUZA, Janine Gudolle de; ALVES, Fernanda de Oliveira  and  MACHADO, Bianca Zanchi. Considerações sobre a prática clínica da psicologia no ensino superior. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 129-144. ISSN 1677-2970.

Este estudo tem por objetivo discutir a atuação clínica da Psicologia em um serviço de apoio ao estudante universitário dentro de uma Instituição de Ensino Superior pública, por meio de um relato de experiência. Apresenta-se uma breve descrição do serviço, a implementação de um processo de triagem, a relação terapeuta e paciente, a psicoterapia breve, algumas queixas mais recorrentes no serviço, bem como limitações e potencialidades da atuação. Assim, entende-se que o trabalho psicoterapêutico de caráter breve, ainda que seja atravessado por desafios institucionais de ordem burocrática e administrativa, consegue ser efetivo e é valorizado pela comunidade acadêmica. Evidencia-se que a atuação clínica no contexto da educação superior é um campo profissional que pode ser mais explorado pela Psicologia.

Keywords : Serviços de saúde para estudantes; Psicoterapia breve; Psicologia clínica; Universidades; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License